quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Encontro de Cantadores de Janeiras em Gogim









A Associação Cultural e Recreativa “Jograis de Gogim” organizou, na noite de 16 de Janeiro, o 23º Encontro de Cantadores de Janeiras, que reuniu este ano 4 grupos participantes.
Nem o frio conseguiu desmobilizar os cantadores e o muito público que encheu por completo o Salão da Associação, cumprindo-se assim a tradição de cantar as Janeiras no concelho de Armamar. O encontro foi promovido sob a égide da Câmara Municipal, da Junta de Freguesia e da povoação local.
O cantar das Janeiras é uma tradição de peculiar importância ao nível da vivência e da expressão popular. Faz apelo a valores de fraternidade e solidariedade entre os homens. O acto de saudar alguém, desejar um bom ano, formular votos de saúde e felicidade, representa algo de intensamente humano, quando é feito com sinceridade, de coração aberto. Os “Jograis de Gogim” estão atentos a esta realidade e esforçam-se para dar continuidade a este notável trabalho de busca e de preservação desta tradição ancestral.
A Associação Cultural e Recreativa “Os Jograis de Gogim convidou, para juntamente cantarem as Janeiras, o Coro Misto de Mouçós, o Grupo Coral de Fontelo e a Associação Cultural de Grijó – Vila Nova de Gaia.
O Presidente do Município, também presente nesta manifestação cultural, enalteceu a capacidades de organização de um evento desta natureza e colocou-se à disposição desta associação para colaborar sempre nestas nas actividades que promove.
O senhor padre Artur teve ainda a oportunidade de proferir algumas palavras de entusiasmo perante o fantástico espectáculo que estava a decorrer naquela noite. Como “pai” desta associação, referiu sentir-se orgulho por ver os “jograis” a organizarem estas actividades tão importantes para a cultura portuguesa e revelou-se continuamente disposto para ajudar este grupo.
O Encontro terminou com uma sardinhada servida aos grupos participantes e a todo o público em geral. Não faltou ainda o bom vinho tinto que aqueceu a noite, bem como um saboroso caldo verde. Quem quis dar um pezinho de dança, teve ainda a oportunidade de o fazer ao som do da viola do Pe. Marcos e do agrupamento musical Sérgio Lopes e Camila.
Tratou-se de uma noite com grandes momentos de convívio e confraternização característicos desta época festiva.

Sem comentários:

Enviar um comentário